Projetos em andamento

Imprensa e mobilização política: o caso de Carlos Castello Branco (1945 - 1979)

As crônicas políticas de Carlos Castello Branco são fontes primárias recorrentes nos estudos sobre o movimento de 1964 e a ditadura militar. Ao longo dos anos, Castelinho procurou informar a sociedade sobre os meandros do cenário político nacional, mas também procurou formar em seu público leitor a convicção de que os formalismos liberais de representação política são princípios fundamentais. As lideranças políticas e os intelectuais participam ativamente do processo de construção do campo político e de legitimação da democracia representativa. A análise da consolidação da democracia pressupõe, em primeiro lugar, que a democracia representativa deve ser entendida como um regime em que a representação se faz através de partidos políticos, uma espécie de premissa institucional. Em segundo lugar, a democracia representativa não é necessariamente uma conseqüência lógica da mobilização dos indivíduos, mas o resultado do trabalho de mobilização feito por políticos profissionais e por intelectuais, como jornalistas. A trajetória profissional de Carlos Castello Branco é um caso exemplar para o estudo desse processo de reflexão sobre a democracia representativa no Brasil.


A repressão à vida política profissional na ditadura: prisões, cassações de mandatos, suspensão de direitos políticos e inquéritos policial-militares (1964-1979).

Neste projeto pretendo investigar o processo histórico de configuração da ditadura civil-militar de 1964 através da intervenção no campo político, especialmente a partir do afastamento de lideranças político-partidárias da vida pública. Durante a ditadura, dirigentes militares e civis decidiram pela prisão de lideranças políticas, pela cassação de mandatos eletivos, pela suspensão de direitos políticos e abertura de inquéritos policial-militares de políticos profissionais. O estudo da repressão específica ao exercício da vida pública permite uma aproximação do problema da percepção da violência política no campo da política institucional e, portanto, das sensibilidades relativas a direitos políticos. Com esse intuito serão analisados atos de cassação e suspensão de direitos políticos, processos sumários de cassação, debates parlamentares e a cobertura jornalística aos mesmos.



Projetos Finalizados

« voltar